6 de jul. de 2009

Sugestões de Atividades-Natureza e Sociedade- 4 a 5 anos

Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP


ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR

  1. Brincadeira de roda e outras que as crianças conheçam na área da escola;
  2. Atividades no cantinho da história;
  3. Utilizar fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;
  4. Teatro.
  5. Trabalhar com as manifestações culturais da comunidade.
  6. Investigar qual o morador mais antigo do bairro;
  7. Entrevista com as pessoas mais velhas do bairro para saber as modificações ocorridas com o tempo;
  8. Organizar uma exposição com fotos da comunidade;
  9. Propor às crianças que procurem nas suas casas e com vizinhos, fotos que retratem a construção de algum prédio da comunidade( escola, igreja, etc), comparar as fotos com o que eles vêem hoje.;
  10. Fazer um passeio pela comunidade.
  11. Investigar se existe alguma associação de bairro na comunidade em que vive;
  12. Pesquisar as profissões das pessoas da família, da escola e algumas pessoas importantes da comunidade, identificando o papel que cada uma exerce;
  13. Propor que as crianças tragam de casa recorte de jornal e revistas com personalidades como: prefeito, governador, vereador, etc;
  14. Visitar locais onde se desenvolve a cultura no seu bairro( teatro, praças,etc);
  15. Fazer um cartão postal com desenho de locais e monumentos do bairro que ele ache importante;
  16. Fazer cartazes com gravuras do patrimônio cultural da cidade em que vive;
  17. Construir uma maquete do local eleito pela turma como o mais importante patrimônio cultural, utilizando materiais diversos.
  18. Idas ao teatro;
  19. Vídeos com apresentação de grupos culturais das diversas regiões do país;
  20. Propor pesquisa em jornal e revistas de diferentes tipos de manifestação cultural;
  21. Visitar os centros culturais da cidade.


OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
  1. Levar as crianças para área externa pedindo que observem e identifiquem a vegetação local;
  2. Fazer um passeio com os alunos na própria comunidade para ser observadas a vegetação, construções e demais paisagens presentes no local;
  3. Em sala discutir o que foi observado e pedir que as crianças façam um registro através de desenhos;
  4. Trabalhar com a confecção de maquetes simples, explorando os itens citados na habilidade;
  5. Fazer algumas perguntas estimulando a criticidade dos educandos como: Como será a vida das crianças que moram perto da praia, perto de um grande rio ou floresta? Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?
  6. Conversar com as crianças utilizando fotos, cartões postais e outros tipos de imagens que retratem as mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
  7. Convidar, para falar com os alunos, um morador antigo da comunidade que testemunhou as transformações pelas quais as paisagens do lugar já passaram;
  8. Visitar museus;
  9. Conversar com os alunos sobre a ida ao museu.
  10. Solicitar que os alunos ajudem na limpeza da sala após as realizações das atividades;
  11. Ensinar as crianças a jogarem pedaços de papéis, restos de alimentos e outros materiais sem utilidades no lixo para manter o ambiente limpo;
  12. Ensinar aos educandos a usarem o banheiro;
  13. Arrumar o parque depois que utilizá-lo


OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
  1. Fazer atividades com dobraduras;
  2. Confeccionar instrumentos musicais com materiais de sucatas com os alunos;
  3. Confecção de painéis com as crianças;
  4. Fazer massa de modelar com os alunos com farinha de trigo, anilina, sal e óleo;
  5. Confecção de fantoches e dedoches com as crianças.
  6. Exposição de materiais antigos para o educador fazer as mediações pertinentes;
  7. Pesquisar em revistas objetos antigos para confecção de painéis para serem trabalhadas as suas características;
  8. Produzir com materiais de sucatas algum objeto antigo;
  9. Conhecer locais que guardam informações, como: biblioteca, museus etc.
  10. Trabalhar com a observação direta para obtenção de dados e informações;
  11. Com o auxílio de um espelho mostrar para as crianças um objeto refletido;
  12. Construir com as crianças um Rádio utilizando materiais de sucatas para trabalhar o som;
  13. Utilizando um aparelho de som mostrar para as crianças o seu funcionamento.
  14. Cuidar dos objetos utilizados no cotidiano, adotando atitude de segurança e preservação de acidentes e a sua conservação.
  15. Ensinar aos alunos como utilizar os objetos com segurança, através de conversas;
  16. Trabalhar com combinados;
  17. Solicitar que os alunos sempre guardem os objetos, depois de utilizá-los, pois assim, estão contribuindo para sua conservação;
  18. Construção de uma historinha;

SERES VIVOS
  1. Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre os animais que têm em casa;
  2. Levar duas gravuras de seres vivos distintos para os alunos analisarem suas semelhanças e diferenças;
  3. O professor deve fazer alguns questionamentos, como: “Os animais compartilham os mesmos espaços que a gente”?, “Quais são esses animais”?
  4. A professora pode solicitar aos alunos que durante o trajeto da escola para casa observem na natureza os animais encontrados no caminho.
  5. No dia seguinte fazer a socialização.
  6. Cultivo de plantas em pequenos vasos na sala ou uma horta no espaço externo da escola;
  7. Diariamente fazer a manutenção desse cultivo: molhando e retirando as folhagens secas;
  8. Na rodinha perguntar aos educandos quem têm animal em casa e como cuidam para que eles não fiquem doentes. A professora depois das falas deverá fazer as devidas interferências.
  9. Passar para os alunos a importância em cuidarmos dos vegetais e animais utilizando como recursos: histórias, teatrinho etc.
  10. Solicitar para os alunos gravuras sobre a fauna e a flora. Fazer a socialização; Construção de um mural coletivo;
  11. Escolher alguma espécie da fauna e flora brasileira e mundial. Fazer o levantamento prévio e depois fazer mediações condizentes com a idade das crianças.
  12. Falar com as crianças sobre a importância da preservação da vida e do ambiente;
  13. Elaborar um teatro ca participação das crianças sobre a preservação da vida e do ambiente;
  14. Mostrar gravuras para as crianças de como ficam o nosso ambiente quando não cuidamos dele.
  15. Conversar com as crianças a importâncias dos hábitos de higiene: banho, escovação de dentes e lavar as mãos;
  16. Com o uso de uma bacia, água filtrada e copos individuais familiarizar as crianças e favorecer a autonomia delas em relação à higiene bucal.
  17. A professora coloca creme dental na sua escova, enquanto as crianças tentam fazer o mesmo com suas, depois é só fazer a escovação.
  18. Na hora do banho estimular as crianças a se ensaboarem;
  19. Dar banhos em bonecos, utilizando água e sabonete.

FENÔMENOS DA NATUREZA
  1. A professora deve fazer questionamentos adequados à idade do grupo sobre tais fenômenos ampliando os conhecimentos das crianças;
  2. Sair para um passeio na região próxima a escola após uma pancada de chuva, para observar os efeitos causados na paisagem;
  3. Em sala trabalhar a interferência dos efeitos da chuva na vida das pessoas;
  4. Trazer, para os conhecimentos dos alunos, fotos de diversos fenômenos ocorridos em outras regiões e suas conseqüências, como, por exemplo, a neve, os furacões, os vulcões etc.
  5. Experimentar os deslocamentos pela atuação de forças fazendo cabo-de-guerra;
  6. Trabalhar com as diferentes fontes de luz (lâmpada, sol, lanternas, vela);
  7. Levar os alunos para área externa para que observem os fenômenos da natureza;
  8. Jogos que envolvem luz e sombra. Por meio de diferentes materiais – desde a luz natural do dia ou proveniente de lanternas ou abajures.


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